domingo, 19 de dezembro de 2010

18 de dezembro pela manhã

"Sempre avante a Assembléia de Deus, é o ministério que o Senhor enviou, 50 anos levando a mensagem, 50 anos esperando o Salvador. Perseguições teve de enfrentar, mas não desistiu e se pôs de pé pra Jesus Cristo anunciar, pois toda língua O confessará! Pra Jesus Cristo anunciar, pois toda língua o confessará!" Letra e música/Renata Maria.( Estrofe do hino oficial)














Houve festa no céu







"Na Esperança da Glória de Deus". Esse foi o nosso tema durante o ano de 2010 nas comemorações dos 50 anos da Igreja do Senhor em Arez. Como canta Renata Maria, na composição do hino oficial: "Sempre fiel, anunciando o evangelho, na esperança da glória de Deus, estamos firmes na palavra verdadeira. Não tardes mais, Jesus, tua Igreja te espera, na esperança da glória eterna". Foi com essa esperança que a igreja saiu as ruas de Arez em uma grande carreata e pedalada anunciando a salvação em Jesus Cristo. Foi emocionante ver as pessoas saindo de suas casas para assistir a passagem da igreja pelas ruas da cidade. As pessoas chorando nas calçadas, acenando. Ouvindo Eliabe falar que não existe um nome mais poderoso que o nome de Jesus. E o que me deixou mais feliz, não choveu em Arez! Choveu na Usina, em patané, em São José de Mipibú, em Arez as nuvens passavam carregadas e pela fé via a mão de Deus levando aquelas nuvens para desaguar em outros mares, em outros lugares, deixando comigo a certeza de que Ele estava me dando respostas para que eu confie mais na sua providência. Apesar de todas as lutas Gisele veio louvar ao senhor. Mesmo sua mãe tendo dado entrada no Walfredo com uma úlcera sangrando, mesmo tendo passado a noite no hospital, batido o carro quando vinha para Arez, ter sido mandada embora do emprego... Ela louvou ao Senhor com a sua alma. E a lua e as estrelas brilhavam no céu de Arez. Eu olhava para o céu agradecida, maravilhada. Chorei sentindo-me curada com uma daquelas curas secretas como quando só nós sabemos de nós, ouvindo Marco Aurélio louvar ao Senhor com a música: "Senhor eu sei que tu me sondas, sei também que me conheces..." E assim na esperança da glória eterna, fizemos a colheita de 11 almas para Jesus. Terminamos a organização em torno de 23h, com a limpeza da rua, remoção de cadeiras, telão, som, saida do palco móvel, fotos e cansaço. E quando já estamos em nossas casas, as nuvens que estavam segurando o dia todo o peso das águas desabou sobre Arez uma chuva passageira e eu fui dormir, louvando a Deus por tudo que Ele fez e ainda vai fazer. A ajuda dos irmãos foi e é uma dos principais motivos desse evento. Não poderíamos fazer nada em que o ministério, a mocidade e todos os demais irmãos estivessem conosco. Deus abençoe cada um de forma maravilhosa, e que eles como disse o cantor Marco Aurélio, continuem semeando a semente da união e da coletividade.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010



Chove! Chove muito na terra de Jacumaúma. E a chuva vai me deixando mais apreensiva com o evento dos 50 anos da Igreja. Os jovens, todos, se mobilizando para a carreata, a evangelização, o culto na praça cívica, a multidão que virá para juntos agradecermos a Deus por estes 50 anos de vitórias. Trazer o cantor Marco Aurélio do RJ foi um grande desafio para nós. E a chuva continua a cair intermitente. Olho as nuvens carregadas e elevo a Deus uma prece: "Senhor, derrame toda essa chuva hoje! E que essa chuva simbolize as nossas lágrimas nessas 50 horas de oração ininterruptas, por salvação e libertação de vidas aprisionadas pelo pecado! Senhor, que essa chuva hoje simbolize o derramamento do teu Espírito Santo nos corações sedentos de conhecimento da tua palavra, do encontro com o teu filho Jesus Cristo! E que amanhão o sol venha brilhar sobre nossas cabeças e possamos sair para fazermos uma grande colheita de almas nesta cidade. Sei que muitas vidas se renderão através do louvor e da palavra ministrada pelo Pr. Manassés, do testemunho de vida de nossa querida Gisele Alves, ex estrelinha do forró, ex vocalista da banda ferro na boneca e hoje uma estrela de Jesus Cristo." Ouvir Gisele louvar ao Senhor é um bálsamo para minha alma... Sempre que ela está adorando ao Senhor o meu coração glorifica ao Pai, porque eu sempre pedi a Deus pela vida de Gisele. Sempre que ela subia ao palco minhas orações eram dirigidas ao Senhor! Lembro particularmente da morte do seu tio Gilvan, havia uma festa muito grande em Arez; e quando ela foi cantar pegou o microfone e chorando pediu um minuto de silêncio da platéia pelo seu tio. E enquanto ela falava eu comecei a falar com Deus, porque depois daquele minuto de silêncio ela disse: "E aí, galeeeraa! Vamo tirar o pé do chão porque é só alegria!" Eu sabia que o coração dela estava sangrando. Gisele sempre foi uma pessoa especial para mim, mesmo antes de ser minha aluna. Quanta gente que está por aí já foi meu aluno... O meu alvo de oração agora é Fan, e ele nem sabe... Quando ele começa a cantar eu começo a orar! Como Fan me deu trabalho na 7° série... Agora ele canta, tentando preencher o vazio dos corações com a sua música. Um vazio que, como disse Eliabe em sua pregação onte a noite no culto de formatura, uma vazio que é do tamanho de Deus, e só Ele pode preencher! Espero que amanhã o céu esteja cheio de estrelas, iluminando as ruas de Arez e que muitos venham para ouvir a palavra e saiam transformados em estrelas de Jesus! Para encerrar este post, cito Daniel12.3: "Os entendidos pois resplandecerão, como resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente." A estrela é identificável. Ela brilha. Tem luz própria. E nós somos a luz do mundo!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Natal que desejo para todos os nossos irmãos e irmãs que vivem e habitam o planeta!


Esta é a minha querida amiga Dalvinha Daluzinha, que tem feito desabrochar o sorriso de muitas crianças com suas contações de histórias, levando alegria e amor para os mais velhinhos também. Um trabalho maravilhoso que só alguém de tamanha sensibilidade é capaz de executar. Por isso que temos essa amizade de vinte e tantos anos, de quintais vizinhos, lá na terra dos poetas. E eu sei que enquanto ela monta o natal para comemorar com sua família, sei também, que ela deseja no mais intímo do seu ser, que todos brasileiros fossem abençoados com o presente de ter em sua mesa uma ceia de natal. Minha amiga! Te desejo um Natal maravilhoso e que Deus te ilumine sempre com muita alegria e saúde para fazer muitas, muitas, muitas crianças sorrirem. Confiram no blog da Daluzinha a imensidão de alegria jorrando em todos os posts.

sábado, 11 de dezembro de 2010


Natal!!! Natal!!! Feliz Natal... Nas ruas das cidades, nos coloridos das lojas tudo anuncia que ele já chegou. Desejo que o aniversariante, as vezes tão esquecido no restante dos meses, venha nascer no coração de cada um que acessa esse blog. FELIZ NATAL!

Passado


Ontem passei grande parte da tarde tentando escrever alguma coisa. Só nas tardes em que fico em casa posso vir aqui e escrever. Não gosto do turno vespertino na escola em que trabalho como vice diretora, pois não me identifico com a clientela do ensino infantil e fundamental I. Gosto do matutino e preferencialmente do noturno pois lá estão todos meus ex-alunos. Sinto uma falta grande do contato com meus alunos na sala de aula. E o interessante é que eles continuam procurando por mim até aqui em casa. Me contam "os babados" e "resenhas" das rodas de conversa deles... Tem os que pedem para eu preparar estudos sobre predestinação, livre arbítrio, namoro e vários outros temas. Outro dia estava Richel e Arielle lembrando de um dia que eles fizeram tanta bagunça na sala de aula, que sai chorando e entreguei a disciplina de geografia. Odiava ensinar geografia, e essa bagunça foi a gota d'água. Eu fico pensando em todas as situações que passei com meus alunos/amigos, as aulas de campo, as feiras de ciências que organizamos e foi show, nossos primeiros encontros... O primeiro dia de aula. Quando lembro que já tive 21 diários para colocar notas... Do dia da eleição de diretores e nossa chapa foi a vencedora. Tenho muitas lembranças boas desses 09 anos em Arez. O tempo passou voando. Agora eu estou tentando escrever o que ontem não consegui. Queria falar do passado, das coisas que nos deixam conectados nessa etapa das nossas vidas e que dificilmente conseguimos largar... A infãncia, a família, os lugares por onde passamos. A nossa história fica no passado e dele fazemos nosso futuro. Quinta-feira eu estava na igreja e falei sobre meu pai, dos princípios éticos que ele nos ensinou em vida. Respeito, obediência, disciplina e fidelidade, foram a base para nos alicerçarmos e caminhar com nossos pés. Eu queria falar sobre esse tema porque alguém me disse que eu deveria deixar os fardos no passado. Não sei se quero deixar coisas inacabadas aqui. Não quero guardar mágoas e ressentimentos, não quero ser guardiã dos monstros que povoam as noites insones de ninguém. Quero ser a mensageira do verbo amistar, do amor e bem querer. Quero poder levar uma palavra que tire o peso dos que já andam carregados de dor. Quero ser portadora do abraço das ovelhas que chegam e dizem: Tua palavra trouxe alívio ao meu coração. Quero continuar levando minhas lembranças e meu passado, de mãos dada com meu futuro. E principalmente falar do grande amor de Deus, da diferença que fez esse amor em minha vida.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Hoje é feriado na terra de Jacumaúma. não é um feriado oficial nem nada, simplesmente é feriado. E como aqui é uma terra de muitas lendas e estórias (assim escrita com e mesmo) ninguém vai questionar um feriado que não é oficializado pela câmara dos vereadores. Quem já não ouviu as lendas arezenses? "mulher da saia dura", "procissão das almas" "florzinha" a lenda do guarairas que é a mais famosa. E nestas tardes cinzentas em que o sol resolveu se esconder e o pintor tomou os pincéis e resolveu sombrear a tarde, eu sentei aqui e fiquei respondendo a prova de pós graduação que não fui fazer domingo e descobri que se em cinco minutos me dei tão bem imagina se eu tivesse ido... Sai navegando e cai no Celeiro do Sam, visitei o blog da daluzinha, fui almoçar em goianinha e encontramos um amigo de Assu. Agora estou ouvindo o sino chamando os fiéis da sua igreja para mais uma procissão e enquanto isso vou aqui deixando o registro dessa tarde que vai morrendo junto com os sonhos de quem passa e levando os meus para mais distante de mim. Hoje o dia foi cheio de surpresas também, porque além de encontrar nosso amigo fui surpreendida pela minha queridissíma amiga do coração Dalvinha, Rochana,Morgana, Daluzinha... que veio aqui numa missão nobre de evitar o fechamento do abrigo dos idosos. E tudo isso aconteceu depois que deixei de ir na Dired assinar uns documentos e ligar para minha querida irmã e dizer que não ia almoçar com ela. Queria que amanhã tivesse outro feriado para prolongar minha preguiça e ficar aqui, jogando gartic, escrevendo, assistindo filme com Marcella. A rotina chega e nos devora com a mensurabilidade do tempo e está tudo tão corrido. Ainda tem o Natal chegando, a festa dos 50 anos da igreja em Arez, esse grande evento do dia 18, culto de formatura das cinco turmas do ensino médio, a formatura dia 21 e eu querendo permanecer na inércia, quando nem dá tempo de ouvir o coração. E aqui vou indo para mais uma noite, que promete ser longa com minhas insônias, e eu me deixo envolver sem dormir ouvindo na rua o som de músicas bregas da festa de Arez. Um contraste do momento em que minha alma quer silenciar...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Encontro

Esse gotoso é Samuel... prometido de Alícia minha netinha muito gata que eu amo. E Max não venha dizer que não concorda com esse casamento. Eu e Gisele já acertamos o valor do dote. Alícia está chegando para conhecer o clã Alves.(Família do noivo) A família Caio/Camila não vai gostar desse acordo, mas nós já nos reunimos,( avó e mãe ) e decidimos o casamento. Camila quer casar logo para ter uma menina e fazer o casamento com Samuel, só que nesta disputa vale os primeiros acordos e como eu sou a matriarca e votriarca desse clã Pinheiro não vou aceitar interferências nesse caso. Minha nora já até segurou Samuel mesmo sabendo que sua irmã Camila está querendo entrar nessa disputa ela não vai deixar de ficar do lado da sua sogra e por isso já pegou Samuel. Não sei se Tiago está sabendo disso mas sua esposa andou postando um comentário na foto de Alícia dizendo que a mesma era a prometida de Samuel. Então Lilika e Samuca os bebês mais fofinhos vão se conhecer... Será que papai Max e mamãe Joyce, Papai Tiago e mamãe Gisele vão concordar com o dote, e as famílias vão aceitar esse casamento? Vamos aguardar os acontecimentos. Essa história vai ter final feliz? Será que Caio e Camila vão querer disputar esse noivo em um duelo de oração? Aguardem noticias desse episódio.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Noite Feliz?


2010 passou rápido! Tão depressa e de repente a gente sente que o Natal já vai chegar, e com ele todas as ruas da cidade se vestem de uma roupagem colorida. As ruas dos bairros ricos da cidade se enfeitam de luzes e de cores. Nas famílias, nas repartições públicas e nas empresas trocam-se presentes em confraternizações natalinas. Muitos fazem a festa de aniversário esquecendo o aniversariante. As vezes tenho a impressão que as festas natalinas não tem nada a ver com o nascimento de Jesus.

Do ponto de vista humano, desde que não seja pura formalidade hipócrita, é muito importante as confraternizações que reúnem as famílias em torno de si ou os colegas nos locais de trabalho e estudo. Porém a cada Natal, uma ferida que sangra o ano inteiro sem parar, fica mais aberta e exposta: a ferida da pobreza e da violência extrema em que vivem milhões de brasileiros, sem falar do absurdo da favela do alemão e de tantas outras favelas do nosso Brasil. A alegria do Natal é também triste. A gente só poderá ter uma noite realmente feliz, quando a riqueza do nosso país sair das mãos de uns pouquinhos de brasileiros para as mãos de todos. Como pode ser noite feliz se o pobre meu irmão e irmã não tem casa digna onde morar? Vemos na TV, vários apresentadores disputando audiência explorando a miséria de pessoas que vivem nas favelas e ainda bem que alguns dos sorteados no final são beneficiados com uma moradia digna. Eu me questiono nessa tarde em que escrevo para mim. Como pode ser noite feliz se o pobre do meu irmão e irmã ganha um salário injusto ou está desempregado? Como pode ser noite feliz se tantos e tantos irmãos e irmãs passam fome? Como pode ser noite feliz se para os ricos ficam os planos de saúde e os melhores hospitais enquanto o pobre meu irmão e irmã não tem o mesmo acesso, como se saúde fosse um privilégio e não um dever do Estado? É tanta gente sofrendo: as crianças, os velhinhos, os doentes, miseráveis e excluidos! Como pode ser noite feliz se você chega no Hospital Walfredo Gurgel e encontra o caos diante de você? Não é suficiente a solidariedade, é preciso transformar as estruturas. Necessitamos de governos comprometidos com as causas populares, de empresários com visão social e respeito ecológico, de operários organizados na conquista de seus direitos em participar do lucro do trabalho de suas mãos e do suor de seu rosto, de igrejas e outras expressões religiosas comprometidas no engajamento pela dignidade humana e de cidadãos consciente de seus direitos e deveres na construção de uma sociedade justa e fraterna. Como posso ter uma noite feliz? Como posso ter uma "noite feliz e cheia de Paz" se Jesus continua a nascer pobre entre os pobres, no meio de burro e boi, e filho de seu Zé e dona Maria? Não de jeito nenhum, o Princípe da Paz que nasceu e que agora estou ouvindo sendo louvado no ensaio da cantata aqui na igreja veio trazer paz aos corações e mentes, mas não haverá paz na terra enquanto perdurarem as opressões aos povos, o egoismo, as injustiças socias, os desequilibrios econômicos e uma classe politica que só governa para uns poucos. Esta noite é feliz porque Deus veio ao mundo... veio até nós e se humanisou - se fez carne de nossa carne- e anunciou as boas novas de salvação. Veio ao mundo apresentou a Palavra de seu Pai, morreu e ressuscitou, nos deixando uma lição de ética e de transformação. E agora me pergunto será que Deus anda tão feliz assim nesta Noite de Natal? Por isso a inquietante interrogação: Noite Feliz?

sábado, 4 de dezembro de 2010

Começando por nós!!!


Estava precisando fazer uma faxina em mim...

Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar

alguns tesouros que andavam meio que enferrujados...

Então tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais!

joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões...

papeis de presentes que nunca usei, sorrisos que nunca dei; joguei fora a raiva, o rancor e as flores murchas que estavam dentro de um livro que eu nunca li. Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.

Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...

Mas lá também havia outras coisas... e belas!!! Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor de prata, o pôr do sol... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças.

Sentei no chão para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que restavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!

Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.

Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... como foi bom relembrar tudo aquilo!!!

Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar...

E principalmente RECOMEÇAR...

Este texto foi transcrito da revista CONSTRUIRnoticias.

previna-se

Câncer de mama : Adote esse toque. Se toque.
Previna-se