"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados. O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques." (Sl.84:5,6)
Uma visita mudou toda a roupagem do meu fim de tarde, o rumo que fomos dando a nossa conversa mudou de uma forma que só percebemos quando a noite foi caindo sobre nós. Do fim da nossa conversa só ficou um resumo pequeno, mas que encheu toda a minha noite."O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques." Fiquei curiosa para saber mais sobre esse vale que não saía do pensamento.Descobri que nos tempos do VT, os israelitas piedosos faziam peregrinações regulares a Sião, para adorar a Deus no templo. Aquelas peregrinações eram muito difícies em certos trechos, e o mais difícil era o Vale de Baca(Versão Revista e Corrigida), também chamado Vale das Lamentações (Septuaginta), Vale de Lágrimas(Vulgata Latina), Vale das Balsameiras(Bíblia de Jerusalém) e Vale Árido (Versão Revista e Atualizada). "Baca" é uma palavra hebraica que significa "choro", "lágrima". As Balsameiras são plantas que destilam, gotejam ou "choram" o balsámo, uma resina de odor tão agradável que a palavra balsámo veio a significar figurativamente, "alívio", "conforto"... Certamente Baca era um lugar perfumado e devia conter os seus segredos.E os peregrinos mesmo tendo que passar por este vale, sabiam que ali a chuva enchia os tanques e que eles iriam de força em força descendo os pedregais. O destino de quem passava por Baca era Sião, a passagem era obrigatória, Baca moldava os peregrinos ansiosos por chegar à Jerusalém, tornando-os mais fortes, mais humildes e mais dependentes de Deus."A chuva também enche os tanques." Em Baca o solo era árido e em algumas aréas pedregoso, por sua extenção os peregrinos eram obrigados a cavarem poços para obtenção de água, alguns já não tinham tanto trabalho, encontravam os poços cavados e cheios pelas águas da chuva. Muitos de nós passamos por Baca, alguns poucas vezes, outros muitas; alguns até vivem em Baca. alguns necessitam de muito esforço para cavar os poços e sobreviver, outros desfrutarão do esforço que outros fizeram; estes encontram os poços cavados e com água. Em Baca há também poços cavados e vazios que se enchem de lágrimas, mas mas lágrimas existem balsámo que trazem conforto e também alegria. Apesar da aridez de Baca ele pode se tornar uma fonte onde nos tornamos sábios e fortes, resistentes e confiantes por que sabemos que o nosso destino é Sião. Aprendo que em Baca recebo o meu sustento, mesmo sendo um vale indesejado podemos construir uma fonte. Se o poço não estiver cavado, cavemos nós mesmos porque acompanhados pelo Senhor não ficaremos no Vale de Baca. Ele mandará a chuva e com ela as bençãos nos acompanharão. Se está na solidão lembre-se que Ele prepara banquete no deserto.
"O vale de Baca não pode ser encontrado nos mapas modernos da Terra Santa nem está claro se Davi estava, de fato, referindo-se a um local geográfico ou usando o termo Baca (derivado do verbete hebraico bakah, que significa “pranto”) figurativamente. O vale de Baca metafórico é um local por onde todos passamos em algum momento da vida. É um lugar de sofrimento, de angústia e de dificuldade. É uma área seca, poeirenta e desértica.
ResponderExcluirO resto do salmo expressa um lindo pensamento que ensina que, sempre que passarmos por um lugar assim, temos a oportunidade de transformar a dificuldade ou a decepção, a tristeza ou a adversidade, o que quer que seja, em uma bênção."
http://jufrantomaz.blogspot.com/
O autor de salmo (84) foi os filhos de Corá e não Davi, agora em relação a localização desse vale, por estar perto do deserto de Tecoa, 2 Crônicas 20:20, e segundo o texto podemos chegar a conclusão que está bem próximo de Jerusalém, na região sudeste de Jerusalém, existe um vale próximo do deserto de Tecoa, que pode ser esse vale.
ExcluirSimplesmente lindo!
ResponderExcluirÉ em lugares como o – Vale de Baca – q o Senhor molda o nosso caráter, e lá tbm Ele revela a sua glória e mostra que é Soberano... Pela opressão do justo, e pelo gemido do necessitado, Eu me levantarei diz o Senhor; porei a salvo o meu escolhido. Sl:12.5
ResponderExcluirA palavra Baca em hebraico significa “choro, lágrima”. Deram o nome a esse vale por existir uma vegetação chamada baca, uma planta rasteira que destilavam um líquido de aroma agradável , (um tipo de bálsamo),e portanto não precisavam de água pra sobreviver.
ResponderExcluirSe somos levados pra “Baca”. Lugar de choro e bálsamo. Com certeza não estaremos sozinhos, lá experimentaremos o Senhor Jesus como nossa fonte de água viva.