quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011



Fui caminhar com joelma e o assunto foi leitura. Duas professoras de História só podiam falar de alunos, leitura e/ou falta de leitura. Falávamos sobre a leitura prazeirosa de um bom livro. E eu comecei a falar de um livro que li em 2009 -O Fruto do Ventre - E resumi para ela a história e que eu agora quero deixar para vocês, leitores desse blog, o desejo de pegar um livro e viajar. Quando eu estava na sala de aula gostava de levar os livros que eu estava lendo para incitar em meus alunos o desejo de ler. Um dia a turma toda queria ler o Mundo de Sofia e eu fiquei orgulhosa de poder despertar esse desejo pela leitura em meus alunos. O Fruto do Ventre mistura religião, ciência, história, perseguição, assassinatos e segredos não revelados. " Um ambicioso padre tem um plano mirabolante para salvar o destino da igreja católica: clonar Jesus Cristo apartir de núcleos intracelulares extraidos do Santo Sudário. Por motivos óbvios, a empreitada precisa ser feita sob sigilo absoluto. Nem mesmo dentro da Igreja a experiência é conhecida. Estamos no fim dos anos de 1960, a genética ainda engatinha e qualquer tentativa de se criar uma vida, ainda mais nos corredores do vaticano, é vista com extrema estranheza. Dois cientistas geneticistas são contratados e isolados num convento reformado em laboratório de ponta. O plano é intrincado. Tudo precisa ser feito de acordo com o que é relatado na bíblia. A mãe do menino tem que ser bela e pura como Maria, e é preciso que seja feita uma anunciação. Religião e ciência caminham de mãos dadas na experiência. Mas como conseguir um pedaço do santo pano para dar prosseguimento a experiência? E será que o bebê gerado será mesmo a encarnação de Jesus? E como vai agir o fruto deste ventre; será que terá a onisciência e sabedoria do filho de Deus como narra a bíblia; seguirá o mesmo caminho de Jesus Cristo ou usará o seu poder de forma diferente? As perguntas se acumulam na cabeça de todos os envolvidos no plano: Os padres Maronese Corday e Ramirez, a cientista Marianna e o padre-cientista Magaldi. Influir nas decisões do clone de Jesus pode significar um imenso poder. Mas nem todos estão interessados nesse retorno. Uma secreta fraternidade está mais preocupada em controlar os desígnios da Igreja, ter a posse do Santo Sudário e eliminar qualquer um que tente interpor seu caminho. O escritor costura o romance com uma habilidade de cirurgião, dando saltos no tempo, voltando ao sec.XV, avançando ao ínicio do sec.XXI, indo do Vaticano ao Rio de Janeiro, da Suiça até Garapari, da Milão de Leonardo da Vinci até S. Paulo de Igrejas evangélicas."

4 comentários:

  1. Puxa! Fiquei interessado no livro! Parece aqueles tipos de história repletas de segredos e fechadas a sete chaves do domínio público. Interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Lu, obrigado pelos elogios. Escrever novelas sempre foi um desejo meu. Na época do cursinho em Natal, meus colegas me chamavam de Samuel Carlos pela afinidade que eu tinha com Maneco, que na época escrevia Mulheres Apaixonadas.
    Bom, com os anos esse desejo foi perdendo força, mas a vida dá voltas e nos move constantemente.
    Quem sabe um dia, né?

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  3. tenho ficado curiosa e gostaria muito de ler estes livros q vc tem nos falado aqui,hj mesmo eu tava brincando cm minha filha de 5 anosq ta começando a aprender a ler, e ela me disse q gostaria muito q eu lesse para ela, e eu disse filha eu n tenho livros aqui, e ela me disse: mãe pq vc ñ vai na biblioteca e pega livros emprestados? eu ñ respondi, mais fiquei pensando na pobreza da leitura da minha cidade, pois, ñ tem nenhuma biblioteca, talves seja a cidade que menos ler.Mais mesmo assim ñ sai da minha cabeça a nessecidade q ela sentiu de ouvir uma história, a vontade q ela tem de q alguém leia p ela, entao vou buscar encontrar livros, compra-los aonde for, e vou ler p ela.

    ResponderExcluir
  4. Logo chegando muito simpática
    Uma jovem pastora na nossa Igreja
    Cada irmã te olhando curiosa
    Imaginando como eras formosa
    E então tudo começou a se ordenar
    Ningem te reprovou nem com o olhar
    Em graça chegaste a este lugar.

    Continue sendo essa mulher de Deus.Amei seu Blog!

    ResponderExcluir