segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos Pais!









Ontem comemoramos o dia dos pais, mas será que as pessoas conhecem a origem desse dia tão especial? No Brasil o dia dos pais teve uma origem parecida com o dia das mães, foi idéia de um publicitário. Em 1953 Silvio Bhering pensou que seria bom importar essa comemoração, que já ocorria em diferentes partes do mundo, para o Brasil. A data escolhida foi 14 de agosto, e a iniciativa teve grande apoio do jornal O Globo. Nos anos seguintes a data foi modificada para o segundo domingo de agosto, sendo este um dia mais propicio para as reuniões familiares. Em São Paulo o dia dos pais só começou a ser comemorado em 1955, quando a data passou a ter apoio da Folha de S.Paulo, TV Record, Rádio Pan Americana e a extinta Rádio S.Paulo. O grupo organizou um grande show para comemorar a data especial com muitas premiações e lançamentos de discos. Dessa forma o dia dos pais pegou de vez no Brasil. Sabemos que a origem publicitária do dia dos pais não é um grande estímulo, mas isso não muda o fato de que se trata de um dia em que podemos reafirmar o nosso amor a uma pessoa que só nos tem feito bem. Prestar esta homenagem é o minímo de carinho que podemos fazer ao homem que nos educou e nos preparou para a vida. Em outros países, foi exatamente este desejo que iniciou a comemoração. O Primeiro registro de uma comemoração do gênero vem da Babilônia, há mais de 4 mil anos, onde o jovem Elmesu, moldou em argila um cartão, desejando sorte, saúde e longa vida ao seu pai. A fixação de uma data específica para homenagear os pais é divida entre eventos ocorridos em 1908 no Estado Norte americano de West Virgínia e em 1909 quando a estadunidense Louise Smart Dodd decidiu especificar a data 19 de junho para homenagear e demonstrar toda a sua admiração por seu pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando a sua esposa teve o sexto bebê e criou sozinho, os seis filhos em uma fazenda em washington.


A primeira comemoração aconteceu em 1910, e as rosas foram definidas como flores oficias do evento. Os pais vivos deveriam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Em 1972, o então presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. Outros países do mundo também comemoram o dia dos pais, mas nem sempre na mesma época. Na Alemanha a comemoração acontece no Dia da Ascenção, 40 dias depois do domingo de páscoa. Na Tailândia a data é comemorada no dia 05 de dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej. Na Bélgica, Portugal, Espanha, Angola, Itália, Cabo Verde, Andorra e Listenstainea a festa ocorre no dia de S. José, (19 de março), sendo que em alguns países o dia dos pais acontecem duas vezes. A primeira dia 19 de março e a segunda, considerada secular ocorre no segundo domingo de junho. Na Rússia não existe propiamente o dia dos pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).






Fontes: Blog Pipoca do Bits, wikipédia, Arte-Educação, Chiff.

Um comentário:

  1. Belo comentário Luciene, daria para os nossos alunos fazer um bonito trabalho.Assim eles conheceriam melhor, como surgiu esse dia.

    ResponderExcluir