quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Devaneios contraditórios




Desejo e razão: briga constante no meu coração. Por um lado, o consciente aponta todos os motivos que me levam a não dever querer. Por outro lado, aquele destemido inconsciente faz arder em meu coração o desejar... Desejo sem nome, nome sem dono, dono sem rumo, rumo de desejar. Brilho nos olhos, coração palpitante, alma expectante – sintomas incontroláveis que invadem o ser sem dar o direito de não querer...

Novamente a luta: amar ou racionalizar? É possível equalizar? Racionalizar ou ser verdadeiramente feliz? Ser verdadeiramente feliz ou escolher o aparentemente ideal? Escolher o aparentemente ideal é permitir que o vazio se apodere e caia novamente na fantasia... Céus! Será que o que nos atrai verdadeiramente é o caos? Se for o caos, por que referimos buscar a calmaria? Quando buscamos a calmaria, por que os monstros perturbam nosso descanso? Se os monstros perturbam, por que não tememos a escuridão quando a luz se apaga em nossos corações? As trevas enegrecem a cena, mas iluminam a criatividade quando o assunto é desejar...

Tanta contradição, tanto querer discrepante em meio ao desejar. A cabeça raciocina enquanto o corpo reage às emoções. Tanta incoerência num só ser dividido naquilo que deve, precisa ou pode acreditar e naquilo que realmente crê desejar. Crer no que ama, que vibra a cada instante quando deixa o coração se pegar pelas mãos da emoção sem nada pensar. Buscamos o equilíbrio, mas nessa balança o peso maior, além de soberano, sempre vencerá. Porque não há como fugir daquilo que o desejo resolve operar. Não falo de desejo no sentido de necessitar... Falo do desejo que se impõe inconscientemente, independente do justificar. E esse realmente dá medo, porque não perdoa, somente vive em nome do realizar.

E vivemos rodeados de falsos desejos que representam o dito como “certo”, o correto, o que os padrões determinam. E não compreendemos porque adoecemos, porque trazemos sintomas corporais das nossas insatisfações, das nossas incessantes tentativas de mascarar o que vibra dentro da nossa alma como o verdadeiro desejo. Enganamos no agir, fingimos no ser, mas não escapamos no sentir... E dessa forma vamos levando a vida como se fôssemos produto reproduzido a partir de um modelo, muito aquém daquilo que somos, distantes de tudo que realmente sentimos.

Cada vez mais, tentamos a qualquer custo realizar os desejos que se colocam como reais. Entretanto, cada vez menos estamos satisfeitos. Há que se perguntar se o saciado de fato corresponde ao desejado. Se assim o fosse, não deixaria seqüelas tão severas no que tange à procura inesgotável de sei lá o quê. Falta reflexão, análise de si, contato interior. É preciso descobrir se você quer o que deseja ou se deseja o que quer... Bom mesmo seria se conseguíssemos avaliar o que é nosso e o que se mistura ao nosso eu a ponto de não distinguirmos nossos próprios anseios.

Aprender a se escutar talvez seja a tarefa mais árdua que o ser humano pode enfrentar... Porque se escutar significa se implicar nas escolhas e isso exige coragem, determinação e responsabilidade. Parece mais simples deixar o outro falar por nós, desejar por nós, realizar por nós. Assim, nos livramos da culpa e do peso do livre arbítrio e, consequentemente, dos resultados que virão em virtude dos caminhos que tomamos.
Nessa luta eterna entre desejo e razão, que vença VOCÊ, inteiro, sujeito da própria edição. Por Cristina Hanh

2 comentários:

  1. Entre o desejo e a razão, eis a nossa luta. Tenho aprendido que entre um e outro, devo cada dia mais buscar O Espírito Santo e permitir que Ele me controle na certeza de que só ELE sabe todas as coisas.Fica com Deus minha querida,bjs!

    ResponderExcluir
  2. meninaaaa lindaaaaaaaaaa que saudades de vce desse cantinho tãoooooo aconchegante, ando sumida mas não deixo de pensar nas amigas...ando numa correria ufaaaa e qdo dá entro e respondo um recadinho rsrsrs Lú conheço sim a Daluzinha sou até seguidora,ela é uma fofura de simpatia, amiga fique na paz e se cuida e logo logo volto diariamente dar mais atenção ao meu cantinho. Beijinhos fofossss cheiiinhos de contos e encantos pra vc miguxa!

    ResponderExcluir