segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

sonhos


Estava assistindo um quadro no programa de Luciano Huck, "Olha a minha banda" reprisado pelo canal viva e então me dei conta da dimensão do que é lutar para realizar sonhos. Imaginar aquele rapaz, percorrer numa bike todo o percurso do sertão do Ceará, até o Rio de Janeiro, e de lá para S. Paulo para que o sonho daqueles meninos nordestinos fosse realizado foi como se algo inundasse a minha alma para que eu possa continuar acreditando. Lembrei de um texto que eu lí no encerramento da semana pedagógica de 2009 do escritor e jornalista Públio José. Qual o lugar mais rico da Terra?

E ele começa narrando o seu texto: "Certa Vez um palestrante impactou um auditório ao fazer essa pergunta: Qual o lugar mais rico da terra? Todos ficaram sem saber o que dizer, sem uma resposta imediata. Lugar rico? Que lugar é esse? A onde esse palestrante quer chegar? As respostas foram as mais diversas possíveis: "O FMI", "O Banco Mundial!!!" e assim foram enumerando vários lugares. Balbúrdia grande no recinto. Impassível, senhor absoluto do momento, o palestrante aguardava. Como segundo ele, ninguém respondeu acertadamente, decidiu quebrar o mistério: "O lugar mais rico da terra é o cemitério!". Silêncio sepulcral. A resposta era por demais inesperada.

O tema da palestra girava em torno da necessidade de você sair da rotina - e realizar. Quebrar preconceitos, omissões, timidez... Mas porque é o cemitério especificamente esse lugar? A resposta é simples. Quantas pessoas ao longo da vida, acalentaram projetos, sonhos, ambições, sem que tenham conseguido realizá-los. Muitas delas chegaram diante da morte sem sentir o gosto da vitória do que tanto sonharam. Sem lutar pela concretização do que tanto almejam, tornam o cemitério o lugar mais rico de projetos e sonhos inacabados. Em todos os lugares do planeta existe sempre alguém que diz: "ah... eu tenho um sonho..., ah...eu gostaria de fazer....."; são tantos os sonhos e ao mesmo tempo, tão pouca a disposição de fazer, realizar... e assim o cemitério termina cheio de propostas maravilhosas que nunca sairam do campo dos sonhos. A questão em si não é a pessoa sonhar e não realizar o sonho. O problema deve ser visto por outro ângulo: quantas pessoas deixaram de ser beneficiadas por sonhos arquivados, irrealizados? " Os que crêem sabem que os sonhos são designios de Deus em nossas vidas. Tem um hino que diz: "Não desista não pare de crer,os sonhos de Deus jamais vão morrer. Não desista não pare de lutar..." Tenho um sonho: Escrever um livro. Até já pensei no enredo, um romance que acontece na era vitoriana. Será que vou conseguir realizar? Precisamos sair do campo dos sonhos e vir para a realidade. E você? agora neste exato momento qual o sonho que te arrebata? Essa é a pergunta que o autor do texto faz para nós. "Há uma tendência do seu sonho ir, junto com você para o cemitério." Você vai deixar?

Um comentário:

  1. vc me disse que eu nao tenho feito comentarios nos seus texto, mais sabe porque? eles tem me dixado sem palavras, so refletindo. E esse em especial, tocou muito o meu coraçao.Sou do tipo q sonho,sonho sozinha e nem conto a ninguem, se realiza-los todos vao saber, se n conseguir ninguem precisa saber srsrsrs.Bjos

    ResponderExcluir