sábado, 6 de agosto de 2011

Vale de Baca.








"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados. O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques." (Sl.84:5,6)

Uma visita mudou toda a roupagem do meu fim de tarde, o rumo que fomos dando a nossa conversa mudou de uma forma que só percebemos quando a noite foi caindo sobre nós. Do fim da nossa conversa só ficou um resumo pequeno, mas que encheu toda a minha noite."O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques." Fiquei curiosa para saber mais sobre esse vale que não saía do pensamento.Descobri que nos tempos do VT, os israelitas piedosos faziam peregrinações regulares a Sião, para adorar a Deus no templo. Aquelas peregrinações eram muito difícies em certos trechos, e o mais difícil era o Vale de Baca(Versão Revista e Corrigida), também chamado Vale das Lamentações (Septuaginta), Vale de Lágrimas(Vulgata Latina), Vale das Balsameiras(Bíblia de Jerusalém) e Vale Árido (Versão Revista e Atualizada). "Baca" é uma palavra hebraica que significa "choro", "lágrima". As Balsameiras são plantas que destilam, gotejam ou "choram" o balsámo, uma resina de odor tão agradável que a palavra balsámo veio a significar figurativamente, "alívio", "conforto"... Certamente Baca era um lugar perfumado e devia conter os seus segredos.E os peregrinos mesmo tendo que passar por este vale, sabiam que ali a chuva enchia os tanques e que eles iriam de força em força descendo os pedregais. O destino de quem passava por Baca era Sião, a passagem era obrigatória, Baca moldava os peregrinos ansiosos por chegar à Jerusalém, tornando-os mais fortes, mais humildes e mais dependentes de Deus."A chuva também enche os tanques." Em Baca o solo era árido e em algumas aréas pedregoso, por sua extenção os peregrinos eram obrigados a cavarem poços para obtenção de água, alguns já não tinham tanto trabalho, encontravam os poços cavados e cheios pelas águas da chuva. Muitos de nós passamos por Baca, alguns poucas vezes, outros muitas; alguns até vivem em Baca. alguns necessitam de muito esforço para cavar os poços e sobreviver, outros desfrutarão do esforço que outros fizeram; estes encontram os poços cavados e com água. Em Baca há também poços cavados e vazios que se enchem de lágrimas, mas mas lágrimas existem balsámo que trazem conforto e também alegria. Apesar da aridez de Baca ele pode se tornar uma fonte onde nos tornamos sábios e fortes, resistentes e confiantes por que sabemos que o nosso destino é Sião. Aprendo que em Baca recebo o meu sustento, mesmo sendo um vale indesejado podemos construir uma fonte. Se o poço não estiver cavado, cavemos nós mesmos porque acompanhados pelo Senhor não ficaremos no Vale de Baca. Ele mandará a chuva e com ela as bençãos nos acompanharão. Se está na solidão lembre-se que Ele prepara banquete no deserto.

5 comentários:

  1. "O vale de Baca não pode ser encontrado nos mapas modernos da Terra Santa nem está claro se Davi estava, de fato, referindo-se a um local geográfico ou usando o termo Baca (derivado do verbete hebraico bakah, que significa “pranto”) figurativamente. O vale de Baca metafórico é um local por onde todos passamos em algum momento da vida. É um lugar de sofrimento, de angústia e de dificuldade. É uma área seca, poeirenta e desértica.

    O resto do salmo expressa um lindo pensamento que ensina que, sempre que passarmos por um lugar assim, temos a oportunidade de transformar a dificuldade ou a decepção, a tristeza ou a adversidade, o que quer que seja, em uma bênção."

    http://jufrantomaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor de salmo (84) foi os filhos de Corá e não Davi, agora em relação a localização desse vale, por estar perto do deserto de Tecoa, 2 Crônicas 20:20, e segundo o texto podemos chegar a conclusão que está bem próximo de Jerusalém, na região sudeste de Jerusalém, existe um vale próximo do deserto de Tecoa, que pode ser esse vale.

      Excluir
  2. É em lugares como o – Vale de Baca – q o Senhor molda o nosso caráter, e lá tbm Ele revela a sua glória e mostra que é Soberano... Pela opressão do justo, e pelo gemido do necessitado, Eu me levantarei diz o Senhor; porei a salvo o meu escolhido. Sl:12.5

    ResponderExcluir
  3. A palavra Baca em hebraico significa “choro, lágrima”. Deram o nome a esse vale por existir uma vegetação chamada baca, uma planta rasteira que destilavam um líquido de aroma agradável , (um tipo de bálsamo),e portanto não precisavam de água pra sobreviver.
    Se somos levados pra “Baca”. Lugar de choro e bálsamo. Com certeza não estaremos sozinhos, lá experimentaremos o Senhor Jesus como nossa fonte de água viva.

    ResponderExcluir