quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Onde está o amor?




ONDE ESTÁ O AMOR? É PRECISO ACHÁ-LO!

Estou assustado, confesso. É duro ver que até pessoas que se declaram cristãs, deixam de lado a prática do amor com tamanha facilidade e com tantas desculpas. O amor não é um sentimento que o poeta transformou em poesia, apenas. O amor não é uma letra de canção embalada por uma pauta musical que emociona, apenas. O amor pode ser retratado poética e musicalmente, mas o amor é aquilo que fazemos e que tem como endereço prioritário o outro. Se doer no outro, mas não doer em mim, se aconteceu com o outro, mas não me diz respeito, justifique você sua atitude da forma que quiser, com as palavras que quiser, lamento dizer; você não ama.
Justifico minhas palavras citando o próprio Deus no que lemos em João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não deu de ombro a respeito de nossa mísera condição. Deus não olhou para o outro lado e nem passou de largo. Deus não criou discursos bonitos para justificar a indiferença. Ao olhar para seres como eu e você, Deus transformou seu olhar em um ato. Gosto muito de um cântico que cantei na década de 70 e 80. Ele dizia: “Seu maravilhoso amor, seu maravilhoso amor, transformou meu ser, todo meu viver, seu maravilhoso olhar”.
Ontem li que duas mulheres jogaram um recém-nascido na fogueira. Todos os dias nos deparamos com notícias sobre pessoas que são sequestradas e mortas. Todos os dias lemos sobre atentados terroristas. Todos os dias vemos, ou sofremos em nossa própria carne, a dor que a falta de amor produz. Todos os dias vemos pelas notícias locais e mundiais que o amor ao dinheiro animalizou e embruteceu o homem de uma tal maneira que suas ações beiram a irracionalidade.  Por que tanto amor ao latifúndio? Um túmulo representa apenas um pequeno espaço e um punhado de terra.
Onde está o amor? É preciso achá-lo com urgência, pois ele é a chave mestra que abre todas as portas. O amor é o remédio que cura todas as feridas da alma. O amor é a palavra que une e não o discurso que separa. O amor é o silencio nos lábios de quem tem o direito para falar e se cala. O amor é o olhar simpático e a atitude empática até com respeito aos nossos inimigos. Jesus disse: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. Mateus 5.44. Loucura, dirão os que insistem em não amar.
Precisamos achar o amor porque em o achando encontraremos o próprio Deus. João escreveu de uma forma estupenda: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. 

Que Deus habite realmente em nós, pois se isso for uma realidade, iremos amar à Sua semelhança. Iremos transformar nossos discursos em atos assim como fez o Bom Samaritano (Lucas 10.25-37), nossas poesias e músicas em realidades onde muros são substituídos por pontes, iremos ser verdadeiros sem nos deixar seduzir pelo legalismo, iremos imitar o próprio Deus no exercício da Sua maravilhosa e inconfundível graça. Encontre o amor e terás achado o próprio Deus.
Por MAURO SERGIO AIELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário